Blog

Terapia de casal ou duas terapias individuais?

Muitas pessoas me perguntam sobre essa questão quando enfrentam problemas no casamento. O ideal seria terapia de casal ou fazer cada um a sua terapia?

Coloco aqui alguns aspectos relevantes para ajudar na reflexão.

A terapia individual é uma excelente oportunidade para fortalecer a sua individualidade e se aprofundar nas questões pessoais que interferem na relação de casal.

Quando pensamos em conjugalidade, entretanto, falamos do envolvimento de duas pessoas, no caso de casais monogâmicos. Acontece que, nessa matemática, um mais um dão três! Uma pessoa, mais outra pessoa e uma terceira que é o casamento.

Na terapia de casal trabalhamos com a conciliação possível entre a individualidade e a conjugalidade. Um casamento precisa respeitar a individualidade sem colocar em risco a parceria. Lembrando que parceria implica em respeito ao outro, não em submissão ao desejo do outro para que o casamento continue.

O processo terapêutico do casal envolve reaprender a escutar o outro porque as vezes ouvimos, mas não escutamos. Trata-se de um espaço para refazer o “contrato” da relação, entender como respeitar o tempo do parceiro e relembrar a razão de estarem juntos.

Numa terapia individual, a terapeuta trabalha com a sua visão sobre a relação. Numa terapia de casal, você fala a sua visão e escuta a do outro também. Não se trata da terapeuta avaliar quem tem razão, mas sim de ambos se escutarem para criar recursos e lidarem com os problemas da vida a dois.

Neste sentido, a terapia de casal pode ser mais efetiva inclusive para que você se conheça melhor.

Categorias

Artigos Recentes