Blog

Desafios da vida a dois

Viver a dois é uma arte e não há receitas que garantam o “felizes para sempre”. Quando se trata de casamento, a conquista é diária e um bom exercício para se aproximar dela é relembrar o que os uniu.

Nossa reflexão parte deste ponto:

O que os uniu? O que te fez se apaixonar e querer compartilhar a vida com essa pessoa?

De posse dessa lembrança, reflita se sabe a diferença entre ouvir e escutar o outro.

Ouvir é um ato mecânico referente à audição, ocorre independente da sua vontade a não ser que tape os ouvidos ou que tenha alguma restrição auditiva.

Escutar depende da sua vontade e envolve o seu desejo de prestar atenção ao que o outro fala, refletir sobre o que foi dito, compreender o sentido e se comunicar de volta.

Neste exercício de escuta apreciativa é preciso esperar o outro terminar de falar e não interromper. Importante não deduzir o que o outro pensa ou sente, e só argumentar depois de compreender o sentido do que foi dito.

Faz parte desse exercício perguntar o que não ficou claro para esclarecer seu entendimento, mas sem acusações. Também é importante expressar os seus sentimentos de maneira mais honesta possível.

Exercite compartilhar o que você entendeu do que foi dito, “entendi que você quer dizer tal coisa. Entendi corretamente?”.

Vamos exercitar nossa escuta apreciativa? Conte aqui como foi, adoraria ter essa conversa com você.

Categorias

Artigos Recentes