
Por que fazer terapia de casal
A vida a dois pode trazer muitos desafios, mas também alegrias. Ser um casal traz aprendizados valiosos que talvez não acontecessem na solteirice.
A experiência de quem vive sozinho é diferente daquela de quem convive com outra pessoa. Não se trata de achar que uma é melhor que a outra, mas sim de reconhecer essas diferenças.
Nesse caminhar algumas dificuldades podem colocar a relação em risco e neste momento é importante buscar uma terapia de casal.
A terapia de casal não é sinal de fracasso do casamento, mas uma oportunidade para reforçar a boa comunicação, resgatar a conexão emocional, resolver problemas de forma mais respeitosa e de renovar o amor quando continuar juntos for o desejo.
Mas atenção, a terapia de casal não tem a finalidade de unir se esta não for a vontade das pessoas envolvidas.
Sempre me perguntam qual a estatística dos casos que atendi, se houve mais separações ou mais reparações. Uma maneira de responder é dizer que os casais que durante o processo terapêutico demonstram maior flexibilidade e capacidade de refletir sobre o próprio posicionamento na relação têm mais chance de fortalecer o vínculo conjugal.
Os que não se dispõem a refletir sobre suas atitudes e buscam culpabilizar o outro por sua infelicidade não abrem espaço para o diálogo. Sem ele, o amor não tem espaço na relação e, neste caso, a separação é inevitável.
Ao longo da minha experiência clínica tenho encontrado mais casais dispostos a dialogar e continuar juntos.