Blog

Demanda do Cliente x Demanda da terapeuta

Um ponto importante no trabalho clínico consiste na reflexão diária da psicóloga para distinguir se o que foi trabalhado na sessão representa uma demanda do cliente ou da terapeuta.

É importante refletir sobre a epistemologia que sustenta a teoria e técnica utilizada pela terapeuta porque ela definirá seu posicionamento na sessão.

Uma psicoterapia que tem como sustentação epistemológica um olhar construcionista social acredita que o cliente é o especialista de si mesmo e, portanto, sua demanda é prioridade. Isso não quer dizer que a terapeuta não possa perguntar sobre outros temas, mas é necessário haver um alinhamento com o que o cliente trouxer como tema central da sessão.

O construcionismo social nos ensina que a relação terapêutica é uma parceria entre dois especialistas, o cliente em si mesmo e a terapeuta com suas teorias e técnicas. Portanto, no processo psicoterapêutico, a terapeuta não está na frente do cliente mostrando-lhe o caminho, tampouco atrás dele, sendo conduzida. Andamos lado a lado.

Pode parecer óbvio, mas há sessões em que, ao invés de trabalhar a necessidade do cliente, trabalha-se a demanda da terapeuta de comprovar a eficácia de sua técnica.

Refletir diariamente sobre sua prática clínica é fundamental para fortalecer sua identidade profissional. Só assim podemos adquirir confiança em nosso trabalho. Incluir nessa reflexão nossos estudos teóricos integrados com nossa prática nos fortalecem para desenvolvermos “a coerência epistemológica”, traço primordial numa terapeuta

Gostaria de estudar mais sobre o Construcionismo Social? Solicite informações sobre nossos grupos de intervisão.

Categorias

Artigos Recentes