Blog

Diferenças de opinião entre pais na criação dos filhos

Um casal nem sempre pensa igual na criação dos filhos. Normalmente o modo como fomos educados influencia a maneira como os educamos. Alguns reproduzem o modelo de seus pais, outros agem de maneira oposta, mas nem sempre concordam entre si.

 

Fatores que contribuem para essa divergência entre um casal passam por diferenças econômicas nas famílias de origem, estilos de educação diferentes como regras rígidas ou flexíveis demais, prioridades nas atividades acadêmicas ou esportivas, crenças e valores conflitantes.

 

É preciso cuidado para não assumir perante os filhos papéis cristalizados, como um ser sempre o bonzinho e o outro o que impõe regras. O ideal é que os filhos percebam coerência entre o casal e ambos possam educar com regras claras impondo limites.

 

Não existe uma única maneira de educar os filhos. A melhor escolha é o diálogo para lidar com a diferença de opiniões. Respeite e aprenda a flexibilizar seu posicionamento para valorizar a diversidade de ideias, tenha como bússola o bem-estar físico e emocional dos filhos, esse deve ser o objetivo comum entre o casal.

 

Encare as divergências como oportunidade de aprendizado mútuo para fortalecer o vínculo familiar.

 

A terapia de casal pode te ajudar nessa tarefa.

 

E vocês como lidam com esse desafio?

Categorias

Artigos Recentes