
Menopausa uma nova fase na vida de uma mulher
A menopausa representa uma nova fase na vida de uma mulher. Algumas passam por ela quase que de maneira despercebida, outras enfrentam algumas dificuldades.
Essa fase representa o fim da menstruação e do período fértil. Considera-se como climatério o início das falhas menstruais até mais ou menos um ano, e, após esse período, a menopausa.
Algumas mulheres sentem um grande alívio em não ter mais cólicas, inchaço nas mamas e dores de cabeça. Outras, que enfrentavam até crises de enxaqueca, nesta fase ficam livres delas.
É uma grande oportunidade para que a mulher aprenda a se acolher e se amar nesse novo momento, respeite o próprio corpo, reveja seus projetos e sonhos e passe a apreciar a beleza e a maturidade que o envelhecer nos traz.
A menopausa pode trazer instabilidade emocional por conta da queda de hormônios e mudanças corporais, razão pela qual o mais indicado é um trabalho multidisciplinar que envolva a psicoterapia, dieta alimentar equilibrada, acompanhamento ginecológico e prática de exercícios físicos. Tais possibilidades de tratamentos estão restritas a mulheres de classe média e alta por conta do alto custo financeiro.
No entanto, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou um projeto de lei que prevê o tratamento do climatério e da menopausa pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto incluirá atendimento multidisciplinar, realização de exames, medicamentos hormonais e outros.
Ainda é um projeto que precisará ser aprovado, mas já nos traz a perspectiva de uma política pública que fará a diferença na vida de muitas mulheres!
Justiça social, inclusão e igualdade de direitos são de nossa responsabilidade.