O seu casamento pode dar certo (?) ou (!)
Esta foto foi tirada com os casais que estiveram presentes na igreja Betesda no último sábado, na palestra “O seu casamento pode dar certo (?) ou (!)”.
No título da palestra, o ponto de interrogação ou de exclamação não eram erros de digitação, mas sim uma provocação e um convite para refletir sobre seu casamento.
Eu não tinha nenhuma “receita mágica de felicidade” ou a “garantia do viveram felizes para sempre” para compartilhar, mas pudemos falar sobre os desafios da vida a dois e dos recursos que às vezes esquecemos de atualizar.
Juntos constatamos que um casamento precisa ser composto por pessoas adultas, responsáveis e funcionais e tudo que isso implica, desde a divisão de deveres da casa, as necessidades família e as demandas da própria relação.
Falamos da importância de resgatar os rituais que reforçam o desejo de estarem juntos, e que ao longo dos anos foram esquecidos. Coisas simples como relembrar do porquê me apaixonei, do que juntos fazemos bem, de como reconheço a nossa parceria e o que gostaria de fazer renascer no casamento foram alguns temas de nossa conversa.
No casamento, bem como na vida, às vezes as pessoas nos decepcionam. No entanto, se a relação é importante para ambos, talvez possamos nos inspirar na arte de transformar vasos quebrados em objetos valiosos. Ele nunca será o mesmo, mas é possível que revele uma nova beleza.
Gratidão à Igreja Betesda pela amorosidade com que me recebeu e por sua presença tão participativa.
E você me diga aqui, “O seu casamento pode dar certo (?) ou (!)”.
A terapia de casal pode te ajudar nessas reflexões.