
O papel de pais inclui cuidar do casamento
Criar filhos é uma função que exige dedicação, amor e qualidade de presença. O que bastante gente se esquece é que cuidar do casamento é tão importante quanto se dedicar à criação dos filhos.
Nem sempre conseguimos equilibrar os papéis, pois muitas vezes somos absorvidos pelas tarefas do dia a dia. Mas não podemos descuidar do casamento que originou a família.
A educação dos filhos é responsabilidade compartilhada de dois adultos, ou seja, o discurso de “ajudar” está fora de moda. Uma criança precisa sentir segurança e quando existe parceria, isso se reflete na divisão de tarefas fica mais fácil preservar o espaço do casal.
Se uma pessoa fica sobrecarregada na função de pai ou de mãe, provavelmente terá pouca disponibilidade para cuidar da relação à dois.
Pense em programas com a família, mas não esqueça do espaço do casal. Neste momento ter uma rede de apoio faz diferença.
Para ajudar a abrir um espaço, vamos fazer um exercício de memória e resgate: o que você e seu par gostavam de fazer juntos no começo da relação? O que acham de tentar retomar este programa na semana que se inicia?